Skip to main content

Agora em seu 14º ano, o concurso The Environmental Photographer of the Year apresenta a fotografia ambiental mais inspiradora de todo o mundo. O prêmio celebra a capacidade da humanidade de sobreviver e inovar e mostra imagens instigantes que chamam a atenção para nosso impacto e nos inspiram a viver de forma sustentável.

 

A competição é gratuita para todas as idades. As inscrições foram encerradas em 14 de agosto de 2021. A CIWEM e a Waterbear anunciaram os vencedores do concurso Fotógrafo Ambiental do Ano 2021 na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) ao lado da Nikon Europe e da Arup.

O fotógrafo espanhol Antonio Aragón Renuncio ganhou o prêmio principal de Fotógrafo Ambiental do Ano 2021 por sua foto intitulada “Os filhos da maré alta”, que mostra uma criança dormindo dentro de sua casa destruída pela erosão costeira na praia de Afiadenyigba, em Gana. A foto destaca o aumento do nível do mar nos países da África Ocidental, que forçou milhares de pessoas a deixar suas casas.

O Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano foi concedido a Amaan Ali, da Índia, por seu trabalho intitulado “Inferno”, mostrando um menino combatendo incêndios de superfície em uma floresta perto de sua casa em Yamuna Ghat, Nova Délhi, Índia.

Vencedores adicionais foram reconhecidos em 5 categorias:

  1. Ambientes do Futuro: Inundação, Michele Lapini, 2020
  2. Cidades Sustentáveis: Transição Net-Zero – Fotobiorreator, Simone Tramonte, 2020
  3. Ação Climática: O Último Suspiro, Kevin Ochieng Onyango, 2021
  4. Água e segurança: Barreira verde, Sandipani Chattopadhyay, 2021
  5. O Prêmio Resiliente: Sobreviver vivo, Ashraful Islam, 2021

O EPOTY 2021 recebeu mais de 7.000 imagens de mais de 120 nações que contam as histórias da emergência climática e ecológica e as pessoas que enfrentam o desafio, como:

– A expedição Umka 2021 estudando o impacto das mudanças climáticas nas populações locais de ursos polares em Franz Joseph Land no Oceano Ártico
– Efeitos das mudanças climáticas na temporada de tufões aumentando a frequência e a gravidade das secas em Tainan, Taiwan
– Invernos mais curtos nos Alpes Austrain, tornando a neve artificial agora a única maneira de começar a temporada de esqui no inverno
– Incêndios florestais em Yamuna Ghatm, Índia e os impactos agravados do COVID-19 na população
– Os jardins flutuantes de Bangladesh; moradores locais retornando aos antigos métodos de hidroponia para cultivar e se adaptar à perda de terras aráveis ​​relacionadas a inundações e intrusão de água salgada

 

Nos conte, qual imagem mais te impactou? Você já conhecia algum dos efeitos da mudança climática listados acima? Enquanto alguns ainda decidem se vale o investimento, a realidade das consequências da falta de urgência em combater as mudanças climáticas já vem prejudicando permanentemente a vida de milhões de famílias.

clique nas imagens abaixo para ler suas descrições

Leave a Reply