Skip to main content

Edição: Algodão BCI

Better Cotton é a iniciativa de sustentabilidade líder mundial para o algodão. Sua missão é ajudar as comunidades de algodão a sobreviver e prosperar, protegendo e restaurando o meio ambiente.

A Better Cotton Initiative (BCI) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, com sede em Genebra, Suíça. A BCI atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e para o futuro do setor. Seus associados são entidades que representam produtores, marcas de confecção prestigiadas, varejistas, fornecedores e outros elos da cadeia econômica do algodão, além da sociedade civil.

A BCI funciona com um sistema de balanço de massa, que incentiva os fornecedores a comprar e usar mais Better Cotton de maneira econômica, porque não requer complexidades que resultem em segregação física onerosa ao longo da rede de fornecimento. Balanço de massa significa que o material que entra deve estar equilibrado com aquele que sai.

→ Por exemplo,

se um varejista colocar um pedido de roupas prontas, como camisetas, e solicitar que uma tonelada de Better Cotton seja associada a esse pedido, um agricultor de algodão, em algum lugar, deve produzir uma tonelada de algodão no padrão Better Cotton. Esses dados são registrados no sistema da rede de fornecimento da BCI e os créditos desse pedido passam através da rede de fornecimento correspondentes àquele mesmo peso de algodão, de uma fábrica para a seguinte. O resultado é a quantidade equivalente de algodão que o agricultor produziu como Better Cotton, mas que foi misturado com algodão convencional em sua trajetória do campo até o produto.

Impulsionadores de um plano holístico

A BCI tem como objetivo apoiar as comunidades agrícolas em termos sociais, ambientais e econômicos. Esta abordagem de 360 ​​graus para o cultivo do algodão e para a melhoria de vidas e meios de subsistência é tão relevante para a menor propriedade quanto para a maior fazenda industrializada.

Com melhor gestão do solo e da água, menos uso de pesticidas e maior resiliência às mudanças climáticas surgem as oportunidades.

Para os pequenos proprietários, significa uma safra melhor e acesso ao mercado. Para os trabalhadores e comunidades agrícolas, significa trabalho decente, empoderamento de gênero e menos desigualdade. Para os agricultores que operam em escala industrial, significa adotar práticas novas e mais inovadoras, onde a sustentabilidade se traduz em lucratividade.

Quais os requisitos?

Para obter uma licença Better Cotton, os agricultores devem demonstrar que obedecem a seis princípios:

  1. Minimização do uso de pesticidas nocivos
  2. Uso eficiente da água
  3. Zelo pela saúde do solo
  4. Conservação de habitats e biodiversidade naturais
  5. Preservação e cuidado da saúde da fibra
  6. Promoção do trabalho decente

Esses princípios ajudam a reduzir significativamente o impacto causado pelo cultivo de algodão.

Quando você vê o logotipo BCI nas tags da G.Vallone, significa que você está comprando ou trabalhando com um Membro Better Cotton comprometido e que juntos investimos em Better Cotton pelo mundo.

Artigos BCI

Leave a Reply