Skip to main content

DESCARTE SEU RESÍDUO TÊXTIL DE FORMA SEGURA E ECOLÓGICA

Em 2019, o Brasil produziu 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Dados do Sebrae mostram que, anualmente, cerca de 170 mil toneladas do lixo brasileiro são de produtos têxteis, ou seja, sobras e descartes de tecido. No processo de produção das peças, os tecidos sobram e se perdem com facilidade – em uma camiseta de algodão, por exemplo, estima-se que a perda seja de 50%.

Para que as empresas façam a gestão correta e eficaz dos seus resíduos sólidos, deve ser implementado um programa de logística reversa, o que inclui a reutilização de materiais após sua venda e consumo no processo produtivo e/ou o descarte destes resíduos em locais adequados.

Segundo a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010),

“A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

A G.Vallone Têxtil vem colaborando com fornecedores e instituições de ensino na implementação de nossa logística reversa e no desenvolvimento de tecnologias para que seus e nossos resíduos têxteis sejam reaproveitados. Juntos conseguimos facilitar ainda mais o processo para que incentive todos e todas a quererem colaborar com o desenvolvimento da economia circular do setor têxtil e da moda.

A campanha CO-CIR representa um plano de logística reversa super fácil de participar. Basta se inscrever* e ao visitar nosso showroom, trazer consigo seus resíduos têxteis de procedência G.Vallone que transformaremos os mesmos em tecidos novos da coleção Consciência Circular. Desse modo, tanto nós como vocês nos divertimos com a ideia de coleções surpresas baseadas nos retalhos que vocês nos destinaram durante a temporada.

Lembrando que os tecidos devem ser compostos somente por fibras celulósicas e naturais com procedência G.Vallone.

Não costuma nos visitar com frequência? Sem problema! Para cada entrega, disponibilizamos nosso caminhão dentro da grande São Paulo para contribuir na coleta tanto dos resíduos têxteis como também dos nossos canudos de papelão e os plásticos das bobinas. Desse modo, poupamos a queima de combustíveis fosseis de viagens extras. Você separa, a gente entrega e busca. Juntos contribuímos com a consciência circular.

Vantagens de Se Inscrever:

  • Destinação correta dos seus resíduos têxteis
  • Reconhecimento como colaborador da campanha CO-CIR
  • Acesso antecipado à coleção de tecidos feitos com reaproveitamento de resíduos têxteis (coleção Consciência Circular)
  • 10% do peso dos seus retalhos transformados em créditos para a primeira compra dos tecidos da coleção Consciência Circular

*Para participar da campanha CO-CIR entre em contato clicando no link abaixo

Sozinhos temos ideias, juntos fortalecemos ideais.

Com a colaboração de todos evoluiremos o conceito de moda consciente de um vislumbre para uma realidade baseada em hábitos novos.

fonte:https://calpirg.org/blogs/blog/cap/fashion-industry-waste-drastically-contributing-climate-change

fonte:https://piaui.folha.uol.com.br/de-cada-100-toneladas-de-lixo-textil-produzidas-por-ano-no-brasil-apenas-20-sao-recicladas-enquanto-80-sao-descartadas-indevidamente/

fonte:https://ambscience.com/logistica-reversa

fonte:https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-tudo-sobre-a-reciclagem-de-residuos-texteis-no-brasil

Leave a Reply