Skip to main content

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Antoine-Laurent de Lavoisier

 

O projeto Vida Nova compõe nossas campanhas focadas na responsabilidade socioambiental do setor têxtil. Comunidade, circularidade, moda consciente, upcycling, alternativas às embalagens convencionais, tudo que nos oferece novos modos de viver e novos hábitos à serem adotados que resultará na Vida Nova que necessitamos tanto na economia como em nosso cotidiano.

Alcançar uma Vida Nova exige acima de tudo, coragem. Coragem para desaprender tudo que reconhecemos como costume e na maioria dos casos, fazer o oposto! É necessário percebermos que é possível e necessário evoluir. Não porque é a tendência do momento, mas porque sentimos que é o certo.

Novidades:

A última postagem aqui no blog explicou como participar e como funciona nosso plano de logística reversa. Esse plano tem como objetivo o reaproveitamento dos resíduos têxteis dos nossos clientes para construção de novos tecidos, contribuindo assim com a circularidade do setor. Para acessá-la, clique aqui.

Nesta postagem, divulgaremos o lançamento das Eco Bags, novidade da parceria entre o Instituto ITI + G.Vallone Têxtil. Onde a partir da contribuição dos nossos subprodutos têxteis, se fortalecem oportunidades de autonomia, cultura e educação para famílias em vulnerabilidade obterem renda e realizarem os seus sonhos. As  Eco Bags ITI+G.V. estão disponíveis na loja e no e-commerce para que você também possa contribuir com essa ação socioambiental.

Igualdade, Transformação & Inovação Social (ITI)

O Instituto ITI é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009, funciona como centro de convergência para o desenvolvimento social e referência cultural dos moradores de Itabira, terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, cidade mineira localizada a pouco mais de 110km da Capital. Com a missão de criar, qualificar e transferir tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento humano, atua no território por meio do fortalecimento da economia criativa, das redes sociais e educativas, da autonomia produtiva, do protagonismo cultural das comunidades, da valorização dos recursos naturais e da biodiversidade. A partir da energia social estabelecida na confiança da comunidade, das parcerias públicas e privadas que a instituição conquistou ao longo de sua história. Conquistamos o reconhecimento e a valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida

Ronaldo Silvestre Silva
Presidente do Instituto ITI

Divertidas, Únicas e Eco-responsáveis.

Costurando sonhos e comunidades. Construindo pontes que nos conectam e dão sentido às nossas escolhas. Essas Eco Bags vão muito além das tendências da moda.

Compre & Doe Automaticamente

Desenvolvidas por artesãs e artesãos a partir do programa Manufaturas de Itabira – Tecer com Arte, as Eco Bags unem duas vertentes do desenvolvimento sustentável: o reaproveitamento de tecidos e a geração de renda.

Elas serão comercializadas em ambas lojas física e virtual da G.Vallone e 35% de todas suas vendas serão revertidas ao Instituto ITI para investimento em vale transporte de seus alunos.

Ganhe um cupom de 5% OFF na loja quando você compra sua primeira bolsa eco.

O que significa quando falamos em ‘Circularidade’

A economia circular possui três aspectos didáticos conhecidos como 3R que englobam racionalidade dos processos envolvidos, fornecedores, produção, distribuição, consumo e reuso ou devolução a cadeia:

  • Reduzir – uso mínimo de matérias-primas;
  • Reutilização – reutilização máxima de produtos e componentes;
  • Reciclagem – reutilização de alta qualidade de matérias-primas.

Há três elementos a serem promovidos para a construção de empresas, produtos e serviços circulares:

  • Ciclos fechados – tudo o que entra no ciclo deve ser racionalizado, reaproveitado;
  • Energia renovável – máxima consciência na produção da energia e sub-produtos;
  • Sistematizar – influenciar todos os envolvidos, conscientizando e instrumentalizando.

 

Subprodutos têxteis G.V. marcam presença no lançamento da coleção DIVINO do estilista e ativista Ronaldo Silvestre para o SPFW N52

Leave a Reply